sexta-feira, 10 de setembro de 1999

Objetivo

Nas escolas é comum usar amiúde a palavra “Objetivo”, mas a generalização desse termo leva a interpretações equivocadas, causando conseqüentemente, grandes prejuízos, como exemplos: os objetivos da disciplina, que vamos estudar são:...; Os objetivos devem ser definidos usando verbos no infinitivo, tais como: conceituar, distinguir, definir, classificar e outros. Na verdade, o emprego desta palavra deve ser cuidadoso, posto que, quando definido, irá conseqüentemente, determinar a conduta do indivíduo. Assim, pergunta-se a um aluno do curso de Veterinária.
- Qual é o seu objetivo?
Se não todos, a maioria responde:
- Formar em Veterinária.
A experiência do dia-a-dia mostra que, se o aluno decorar as lições, estudar de véspera, ou mesmo, colar na provas, formará até mesmo antes, e então não hesitará em recorrer a essas práticas, posto que seu objetivo, já declarado, é mesmo, formar em Veterinária. Mas, formar em Veterinária será realmente o objetivo deste aluno? O verdadeiro objetivo deve ser claro em si, não comportando sequer dúvida ou indagações, visto não ter, nem por que, e nem para que. Assim, para verificar se o objetivo proposto é realmente verdadeiro, basta perguntar:
- Para que formar em Veterinária?
Uma das respostas mais prováveis seria:
- Para tratar dos animais domésticos.
Ora, então tratar dos animais domésticos, vindo após a formatura seria o objetivo. Mas, continuando...
- E tratar de animais domésticos, para que?
- Para produzir alimentos de origem animal: carne, leite, ovos e derivados.
- E para que produzir alimentos?
- Para alimentar o homem.
- E para que?
Após uma série de para quês, chegamos a uma resposta clara, que não aceita mais indagações:
-Para ser feliz.
Assim, este é o único e verdadeiro objetivo. As respostas anteriores são meras etapas ou caminhos. Então, aceito que ser feliz é o verdadeiro objetivo, retornando ao exemplo, perguntamos ao estudante de Veterinária:
- Decorar lições, estudar de véspera ou mesmo colar em provas, o leva à felicidade?
E ele, entendendo, logo dirá:
- Esse caminho não me conduz à felicidade.
E assim conclui que não se pode ter tal comportamento, e os professores não mais precisarão fiscalizar os alunos durante as provas. A simples interpretação correta da palavra objetivo, é então suficiente para mudar a conduta do aluno em seus estudos, na realização de provas, orienta-lo nas futuras práticas profissionais e no convívio social, fazendo-o abraçar alegremente as obrigações ditadas pela sua consciência, que constitui o verdadeiro caminho para a felicidade...

Nenhum comentário: