sexta-feira, 10 de setembro de 1999

Avaliação escolar

Avaliação é o ato de atribuir valores. A avaliação escolar é o método usado para medir o aprendizado e dar continuidade ao processo. Mas, o que devemos medir? O aproveitamento dos alunos? A eficiência dos professores? A eficácia dos métodos escolares?
Muitas instituições procuram avaliar os professores através das provas aplicadas aos alunos. Ora, se medir é comparar uma grandeza com a unidade correspondente, jamais poderemos avaliar a qualidade do professor através do aproveitamento escolar do aluno, sem considerar ainda, que o aluno possa ser um autodidata ou um preguiçoso, e então, nem mesmo os recursos estatísticos ajustariam os casos.
Uma prova deve ser elaborada com critérios, porque questões mal formuladas, fatalmente levam a falsos resultados. Suas questões devem ser direcionadas, no sentido de perguntar “por que é...” e não “o que é...”, este é o segredo.
Considerando a evolução atual do estudo, é preferível avaliar a potencialidade do aluno, e não propriamente, o conteúdo programático, pois este é facilmente encontrado nos livros. Esse sistema não aceita decorar, estudar de véspera ou colar, e não está na dependência da memória, mas sim, do raciocínio, da inteligência e da habilidade do aluno, que são, muitas vezes, superiores ao conteúdo pois, o valor do profissional corresponde à capacidade de resolver problemas e não em reter de memória os conhecimentos. Este modo de avaliar não exige uma data previamente marcada, vez que não se prepara de véspera, raciocínio, inteligência ou habilidade, podendo, portanto ser realizada a qualquer momento e mais, o aluno não tem como colar.

Nenhum comentário: