sexta-feira, 10 de setembro de 1999

Conhecer e saber

Na vida diária, é comum empregar como sinônimos conhecer e saber. Em conversa descompromissada, este equívoco não causa maiores danos, mas, em assunto sério, não podemos usá-los como sinônimos. A diferença é muito grande e os resultados são danosos. Conhecer (Lat. Cognoscere) é correlacionar os seres. Assim, o botânico compara a morfologia de uma planta com a de outra, e desta correlação elabora uma classificação tornando a planta assim conhecida. O mesmo se dá instintivamente, conosco em relação aos objetos tornando-os conhecidos.
Muitas vezes, o conhecimento não está relacionado com os sentidos, por exemplo. Em 1869, Mendelejeff não somente previu a existência, como também antecipou as propriedades físicas e químicas, de um elemento até então não descoberto apenas estabelecendo uma correlação com as propriedades dos elementos vizinhos, na tabela de classificação. Suas previsões foram comprovadas quando se descobriu o elemento Germânio. Deste modo, o conhecimento tem origem nas classificações, como: botânica, zoológica, dos elementos químicos, e muitas outras, até mesmo as arbitrárias... As classificações sem caráter científico nos levam a conhecimentos pré-científicos, é o que ocorre quando as pessoas não encontram pensamentos e palavras próprias para expressar o fato, ou o objeto, que se refere, pois, tem-se apenas uma sensação, mas não uma clareza, por isso não se pode afirmar.
Assim, por não conhecer bem o significado de ofensa, dizem que o homem ofende a Deus. Pois bem, considerando que a ofensa é uma agressão ao ego e que Deus não é egoísta, jamais poderá ser ofendido. Este exemplo nos mostra a grande importância que tem o conhecimento, e tanto professores quanto livros, podem transmiti-los.
Para saber o que é ofensa é necessário ser ofendido, porque saber é saborear, é viver. Nas escolas os professores propõem exercícios como oportunidades para ser vividos pelos alunos, por isso não podem ser copiados de colegas ou mesmo de livros.
O saber, esta vivência, é que qualifica o profissional. Saber resolver problemas, interpretar conhecimentos.
O grande mestre que nos conduz ao saber é o tempo, é a vida.

Nenhum comentário: