domingo, 19 de agosto de 2001

Thomas Edison

Thomas Alva Edson foi um físico americano, inventor de inúmeros aparelhos elétricos, entre outros, o fonógrafo, precursor dos atuais CDs e a lâmpada de incandescência (1847 - 1931). Conta-se que em certo dia, exausto, depois de muito trabalhar em busca da sonhada lâmpada, seu assistente observou: desista Thomas, nós já fizemos mais de setecentas experiências que não deram certo, tudo em vão, portanto desista. Como? Desistir? Agora que estamos setecentos passos na frente? Agora que já conhecemos setecentos caminhos errados? Agora não! Jamais... Continuou e pouco tempo depois, acabou descobrindo a lâmpada elétrica tão desejada e que a todos nós ilumina. Este pequeno relato traz, contudo, muitas luzes para clarear os difíceis momentos que havemos de passar, iluminando os sinuosos e acidentados caminhos de nossa vida.
Entendemos primeiramente, que as grandes realizações não são fáceis e somente os persistentes alcançarão êxito. No mundo em que vivemos, os erros e os fracassos são constantes e inevitáveis; o importante porem, é saber interpretar as falhas e construir os acertos, como Thomas Edson que conseguiu inventar a lâmpada elétrica somente depois de ter errado mais de setecentas vezes. O erro é um sinal de alerta e não um tributo ao individuo, é um acidente e não propriamente um mal, e que não deve ser censurado, mas compreendido pois quando vencido, é o degrau para o sucesso.
Entretanto, o homem de hoje não vê desta maneira, e em sua avaliação, considera o erro como resultado negativo e somente este é contabilizado, mostrando equivocadamente, que neste processo, o vício é mais forte que a virtude, e quanta injustiça se comete. Devemos mudar o nosso procedimento e aprender avaliar as pessoas considerando os acertos e não as suas falhas. Este procedimento positivo constitui um estímulo ao crescimento de todos. Afirmo que se Thomas Edson fosse tão intransigente com o erro, hoje estaríamos às escuras. Assim esperamos e desejamos que um dia assim seja.

Nenhum comentário: