domingo, 4 de fevereiro de 2001

Instrução e educação

Estamos iniciando o terceiro milênio da era cristã e não obstante falando a mesma língua, as interpretações têm sido confusas, vagas e ininteligíveis, portanto podemos afirmar que estamos vivendo uma nova Babel. Muitas palavras importantes estão sendo vulgarizadas, deturpadas, alteradas e por isso pouco representam, nada acrescentam, nada resolvem... A confusão mais deletéria que se faz é sobre a palavra educação. Embora todos reconheçam a sua grande importância, contudo o que pedem, reclamam e oferecem não passa de uma simples e modesta instrução, por isso nada resolve, nada soluciona e os problemas continuam. Para alcançar esta diferença basta entender que o homem é formado por três elementos: corpo, ego e consciência e o homem integral é aquele que seu corpo goza de boa saúde, tem o ego instruído e a consciência despertada, sendo, portanto, alegre e feliz. Precisamos, pois, distinguir claramente, educação de instrução, mostrando como são bem diferentes.
Em nosso dia-a-dia, encontramos várias informações com diversos graus de dificuldades para seu entendimento. Assim: o iodeto de potássio pode ser dosado por iodatometria usando clorofórmio como indicador, cujo produto final é o cloreto de iodo. A grande maioria não compreende claramente esta informação, somente os estudiosos da química, pois é necessário conhecimento básico, fundamental, exigindo vários pré-requisitos. Esta classe de informação, de natureza técnica, científica ou mesmo humanística pertence ao intelecto, ou seja, ao ego e constitui o objeto da instrução, que tem seu valor, porém não o suficiente para resolver os problemas sociais, mesmo porque, freqüentemente tem sido a causa de vários deles.
Outras informações como: entendemos hoje que, evitar a miséria e os crimes é mais importante do que praticar a caridade e a justiça, pois, justiça e caridade são apenas compensações. Esta é de fácil interpretação não exigindo pré-requisitos, sendo compreendida por todos, uma vez que já está impressa em nossa consciência, mas que se encontrava apenas encoberta ou mesmo adormecida pelo ego, e que neste instante, foi despertada. Considere o alcance deste pensamento e veja como redime. Esse despertar da consciência chama-se educar.
Educar é despertar a consciência adormecida pelo ego, através da meditação sobre pensamentos próprios, mister de educadores e não de técnicos ou profissionais, pois sua ação é na essência interna do homem e a consciência é o elemento que o conduz corretamente, sem equívoco, de maneira prazerosa e agradável, razão de sua eficácia, identificando e determinando aquilo que é certo e que devemos praticar, daquilo que é errado e que devemos evitar. Isto é ser ético.
A redenção do homem não vem da ciência, mas sim da consciência, portanto, eduque-se...

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