domingo, 14 de janeiro de 2001

Oh que saudades que tenho...

Eu me lembro, eu me lembro, era pequeno... a caderneta de poupança rendia 50% ao mês e a CPMF cobrava apenas, 0,25% sendo assim 200 vezes menor; os juros do cheque especial estavam próximos de 80%, portanto 1,6 vezes a poupança. Havia ainda naquele tempo, ofertas de empregos e as lojas estavam repletas de clientes embora com remarcações, mas os reajustes salariais compensavam razoavelmente bem; não havia mendicância, pois o desemprego era pequeno. De repente tudo mudou! De uma hora para outra, nossa moeda ficou ao par com o dólar. Seria real? Sim, era o Real. Mas como foi? Descobriram ouro em nosso subsolo? Aumentamos por ventura, o nosso parque industrial ou os nossos campos agrícolas? Não. E como se deu esse milagre?
Essa pergunta somente poderá ser respondida por um economista. Pois bem, sou economista, não por formação, mas por necessidade, como são quase todos os brasileiros e os economistas por necessidade sabem mais, então vejamos.
Hoje temos uma moeda praticamente estável, contudo os problemas aumentaram consideravelmente e por que? Porque agora a caderneta de poupança está rendendo apenas 0,6% ao mês (se isso pode ser chamado de rendimento) enquanto que a CPMF está em 0,3% e promete aumentar, correspondendo à sua metade; o cheque especial está próximo de 10% sendo mais de dezesseis vezes superior. Relacionando os valores verificamos que a CPMF aumentou em 10.000% (não me lembro de algo que teve um aumento semelhante) e o aumento do cheque especial fica acima de 1000%, e que no entender de um economista por necessidade, aí que está o caminho encontrado pelo atual governo para transferir o dinheiro do povo para os cofres públicos e banqueiros; sem dinheiro, não se compra, então não se produz, conseqüentemente, não tem empregos, mas sim violência e mais violência, é o que hoje abunda...
As atuais reportagens sobre as posses dos novos prefeitos mostram quantas prefeituras estão quebradas, se desfazendo, sucateadas; qual será a razão de tudo isso? O plano real, ou a corrupção? Provavelmente os dois, mesmo porque o Plano Real já é uma corrupção. Considerando, pois, que a história do homem é naturalmente evolutiva, mas por vezes também é cíclica e assim já em 1639, o padre Antônio Vieira, o maior orador sacro da língua portuguesa, disse em um dos seus sermões: “Muito deu em seu tempo Pernambuco; muito deu e dá hoje a Bahia, e nada se logra; porque o que se tira do Brasil, tira-se do Brasil; o Brasil o dá, Portugal (hoje, o FMI) o leva." Isto é exatamente o que está ocorrendo conosco, sem beneficio para o povo e sem nada luzir para o país, mas trazendo-nos somente incertezas e desilusões.
Toda essa tristeza e aflição me fazem lembrar do passado tranqüilo que tivemos, portanto... Oh que saudades que tenho da aurora da minha vida, da minha inflação querida que os anos não trazem mais...

Nenhum comentário: