terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ganhar o pão com...

E agora comerás o pão com o suor do rosto... Foi assim que nasceu o pão de sal. Esta frase bíblica transformou o trabalho em castigo, e desde então a humanidade sofre profundamente. Ora, a vida é uma graça divina, mas exige esforço e trabalho, não sendo então de graça, como gostariam que fosse, portanto, muitos não acham graça. Contudo, com graça ou sem graça; de graça ou não, a vida deverá ser vivida. Mas, para que a vida tenha graça, basta substituir o pão de sal pelo pão doce, e assim a vida terá graça, pois será de graça. Mas, como substituir o pão de sal pelo pão doce?
É muito simples. Vejamos. Pergunta-se a um adolescente: Você é capaz de fazer um pulôver para mim? Ele então, espantado como a maioria dos jovens, diz: Não conheço pulôver! Ora, perguntei se você faz, e não se você conhece pulôver. Ele enfaticamente se justifica: Se eu não conheço pulôver, como posso fazer um pulôver? Não posso! Deixando entender claramente que para se fazer algo e bem feito é necessário o conhecimento pleno do assunto. Continuando: Você gosta de cabajal? E novamente espantado como todos responde: O que é cabajal? Não conheço. Como posso gostar?
Este pequeno diálogo mostra claramente que o conhecimento é a chave para fazer e gostar. Quem não conhece não faz; quem não conhece não gosta. Então, meus amigos, aprimorem seus conhecimentos, pois destarte, poderão fazer, não apenas bem feito as suas tarefas, como também prazerosamente, e deste modo, ganhar o pão com um sorriso nos lábios, e não com o suor do rosto, como se ensinou no passado; assim, a nossa vida terá mais graça, pois ela nos será totalmente de graça!

Nenhum comentário: