segunda-feira, 14 de julho de 2008

Preservar a natureza

Há milhares de anos que a humanidade, mergulhada no erro, sofre e faz outros sofrerem. Desde muito declaram que o homem é o ser mais importante de todas as criaturas. Este erro, filho do egoísmo, é a causa primária de todos os problemas ecológicos e sociais. Assim, se esta arvore está me aborrecendo, então, corte-a. Se este cão me aborrece, então, mata-o. Afinal eu sou mais importante, colocando, deste modo, em risco toda a Natureza, como estamos presenciando a todo o momento.
Ainda há mais, e de nós dois, quem é o mais importante, eu ou você? E a guerra está declarada, colocando em risco toda a Sociedade, como estamos presenciando a todo o momento.
Porém, tanto na narrativa bíblica da criação, como na teoria evolucionista de Darwin, o homem quando aqui chegou, a casa já estava arrumada, mostrando claramente que ele depende de todos, enquanto que os outros não dependem dele. Ora, se ele é dependente, não é o mais importante, como erradamente declaram. Para a Natureza, todos são igualmente importantes, uma vez que todos são seus componentes fazendo parte dela.
Continuando: vejam aquele monturo de folhas secas; tudo isso já foi vida; para seus átomos voltarem novamente à vida, é necessário a participação de microrganismos para decompor aquelas folhas secas; caso contrário, o mundo seria apenas um monturo destas folhas.
Devemos, pois, defender em toda extensão, a Natureza, uma vez que apenas fazemos parte dela, mas não somos donos dela como muitos erradamente imaginam.
Com estes pensamentos facilmente compreendidos, haverá de reinar a Paz, não apenas entre os homens, mas em toda a Terra...

Nenhum comentário: