sexta-feira, 23 de junho de 2000

A força da consciência

O homem é composto por três elementos: corpo, ego e consciência. Quando prevalece a consciência, o homem se diz educado, quando prevalece o ego, se diz egoísta. O homem integral é aquele que seu corpo goza de boa saúde, tem o ego instruído e a consciência despertada. Este homem é feliz...
A maioria das pessoas, não acredita na força da consciência. Declara que muitas delas, pelos crimes que cometem, não têm consciência. Entretanto, isto não é verdade, pois a consciência é o agente mais eficaz na mudança de conduta do homem. Esta verdade pode ser facilmente demonstrada.
Existe uma recomendação que está escrita no grande livro sagrado, a Bíblia: "não julgueis para não serdes julgados", que é do conhecimento de todos, e da qual ninguém duvida, todos acreditam.
Contudo, algumas pessoas, entendem que esta recomendação insinua uma ligeira negociação onde, eu não lhe julgo e você também não me julga, e tudo bem. Ainda, induz ao medo, temor, receio e até a covardia, e então não é educativa. O correto será simplesmente: Não julgar, apenas por não ser da nossa competência. Isto sim é educativo.
Ninguém discorda desta interpretação. Todos compreenderam com facilidade a minha idéia, sim, simplesmente porque ela não é minha, mas nossa. Ela já estava impressa na consciência de todos, apenas encoberta por uma camada de ego, estava adormecida pelo ego. O que fiz, não foi senão, limpar esta consciência, não foi senão, acordar esta consciência que dormia embalada pelo ego. Isto sim é educar.
Educar é, pois, despertar a consciência adormecida pelo ego, mister de educadores e não de técnicos ou profissionais, pois sua ação é na essência interna do homem. A consciência é o elemento que nos orienta indicando o que devemos praticar, isso é ser ético.

Nenhum comentário: