terça-feira, 17 de fevereiro de 2004

O que é sociedade

A inteligência é a faculdade mais importante dos animais e que no homem, devido a sua anatomia, atingiu o ponto mais elevado, conseqüentemente tem também o ego mais desenvolvido. Se por um lado isto é positivo, por outro é extremamente negativo uma vez que o torna excessivamente egoísta e exigente fazendo levar uma vida complexa e cheia de detalhes. No passado a vida era simples, sem muitas exigências. Uma pequena propriedade rural com poucos empregados era suficiente para satisfazer as necessidades de algumas famílias; aquele pequeno aglomerado precisava comprar apenas sal e algumas coisinhas mais. O arroz, o feijão e o milho eram produzidos e beneficiados ali mesmo; com a antiga roda de fiar, símbolo da liberdade adotado por Mahatma Gandi, fiava o algodão, que depois de tingido era tecido nos rústicos teares de madeira; criava bois, porcos e galinhas que forneciam carne, leite, gordura e ovos. O transporte era feito a pé, a cavalo ou em carros de boi e tudo se resolvia na própria fazenda.
Hoje o mundo é muito diferente... Os rudimentares carros de boi se transformaram em carros de último tipo, aviões supersônicos e nos famosos trens bala que ligam as populosas cidades do mundo. O bucolismo rural foi trocado pela agitação e o nervosismo das grandes cidades e o mundo de hoje não é mais aquele simples, tranqüilo, singelo e até mesmo ingênuo mundo de nossos avós.
Com essas profundas mudanças, um homem só, por mais inteligente e rico que seja não é capaz de suprir suas necessidades e atender tantas exigências devido à grande complexidade da vida atual. Portanto, o homem e também muitos animais vivem em comunidade, onde trabalham para o mesmo fim; as abelhas, os marimbondos e muitos outros são exemplos de animais que vivem em grupos, pois deste modo, as pequeninas abelhas conseguem construir grandes colméias e produzir muito mel. O homem por ser mais complexo, com mais razão, somente se realiza vivendo em grupos, que se chama sociedade. A complexidade da vida humana é o resultado da desigualdade entre as pessoas. Essa desigualdade é a característica mais importante do homem, sendo o agente responsável pela sua vida em comum, onde cada um concorre com o seu talento para satisfazer o todo. Embora desiguais, temos, contudo, o mesmo valor, pois somos complementares, e é dever colaborar, não somente com o homem, mas com toda a Natureza, de forma efetiva e sem egoísmo.
A sociedade é o convívio pacifico e harmonioso de pessoas da mesma cidade, estado ou país, onde todos têm a obrigação de trabalhar para o bem comum, oferecendo seus talentos no sentido de proporcionar melhores condições de vida, não somente ao homem, mas se estendendo a todos os seres, uma vez que estes também fazem parte da Natureza, e a principal ação é servir, porque somente assim, todos serão servidos. O viver em sociedade foi o caminho que o homem encontrou para resolver seus problemas. Compreendendo este pensamento, tornamos prazeroso o servir, posto que: quem não serve não serve.

Nenhum comentário: