quinta-feira, 12 de junho de 2008

Como tudo começou

Há muitos bilhões de anos atrás, foi dada a explosão inicial com a formação da via Láctea e de todo o Universo... Há cerca dois bilhões de anos atrás, surgiram as primeiras moléculas biogênicas na forma dos coacervados... Muito depois apareceram os primeiros unicelulares... Outros tantos milhões de anos foram necessários para o aparecimento do homem primitivo, caracterizado pela ignorância, uma vez que não dispunha de instrumentos ou mesmo de pequenos objetos; eram livres e levava uma vida simples e instintiva, cuja única preocupação era de se alimentar, vivendo de frutas, raízes e folhas. Mais tarde, aprendeu com os carnívoros, usar a carne, tendo que caçar. Como não tinha força e nem velocidade suficientes, aproveitava de ocasiões propícias para compensar sua falta de habilidade; imitando alguns predadores, começou a se organizar em grupos, surgindo as primeiras tribos e deste modo obteve mais sucesso; aprendeu a usar pedras, pedaços de pau, chuços e até o fogo. Para se proteger das intempéries, se refugiou nas cavernas, e assim viveu o nosso homem primitivo durante milhares de anos até o alvorecer do homo sapiens.
Hoje tudo mudou... Pois estamos no século XXI. O homem já foi à Lua, descobriu os segredos do átomo, decifrou o código genético, entrou na era da informática e muitas coisas mais. A população humana explodiu à casa dos seis bilhões de habitantes e no mundo de hoje não cabem mais os dinossauros...
Atualmente levamos uma vida extremamente complexa, cheia de exigências e com muitos detalhes. Daquele longínquo passado, herdamos apenas a idéia de formar tribos e criamos um grupo maior ao qual chamamos de sociedade.