domingo, 8 de dezembro de 2002

Prefácio do Folheto "Meditando com..."

Leitor amigo. Fecha os olhos um pouco, e procure voltar ao passado. Deixa-se levar pelas saudades... As lembranças vão lhe mostrar como os dias atuais são bem diferentes. Muitos ainda se recordam de lotes vagos em suas cidades e que hoje estão ocupados por casas e até mesmo grandes arranha-céus abrigando várias famílias. Eram também poucos os carros que transitavam pelas ruas, mas agora o movimento é intenso, e elas ainda conservam a mesma largura, exigindo assim uma profunda mudança nos conceitos e principalmente no nosso comportamento. Considera ainda o grande desenvolvimento técnico-cientifico que tivemos. Nossos avós dispunham somente do rádio e nossos pais só conheceram a televisão em preto e branco. Hoje assistimos os medíocres programas, embora coloridos, além dos programas ao vivo cujos fatos são transmitidos no mesmo instantes de seus acontecimentos e tudo isso com a incrível velocidade da luz. Contamos também com o maior sítio eletrônico de informações que é a Internet, e o mundo de hoje não é mais aquele simples, singelo e até mesmo ingênuo mundo de nossos pais.
As profundas mudanças que estão acontecendo, exigem de nós profundas mudanças em nosso procedimento, no sentido de proporcionar um ambiente saudável e propício para a vida em sociedade e em harmonia com toda a natureza. Esta pequena exposição é um convite à meditação para solucionar, não apenas os problemas atuais, mas principalmente evitar os futuros. Para que tal aconteça, é necessária a participação de todos posto que a tarefa é universal exigindo total compreensão na busca do verdadeiro caminho cujo primeiro passo consiste em pensar.
Meditando com... é um pequeno e modesto trabalho que indica estes primeiros passos que nos levarão à tão sonhada redenção e que fatalmente haverá de passar pelas trilhas da educação. Os artigos que compõem este trabalho foram distribuídos aleatoriamente para fugir das normas pedagógicas, consideradas impróprias para a conscientização do homem, uma vez que a pedagogia atua no intelecto que é um componente do ego o qual constitui o grande obstáculo à educação.