domingo, 21 de abril de 2002

Servir é melhor

No passado, cerca de dois séculos atrás, foram decifrados os hieróglifos, permitindo aos estudiosos conhecer a história e os costumes do povo egípcio. Hoje, século XXI, terceiro milênio, decifrou-se o código genético, permitindo aos cientistas corrigir os possíveis defeitos hereditários, além de muitas coisas mais. Entendemos facilmente que esta segunda descoberta tem mais valor devido sua grande aplicação. Mas, em diferentes ocasiões, a maioria das pessoas, não tendo condições para avaliar suas ações, invertem os valores, mostrando que o homem atual não é capaz de hierarquizar corretamente, seus desejos, suas ambições e preferências, por isso sua conduta prejudica muitas vezes os outros e a vida em sociedade torna-se a cada dia, mais difícil e sufocante.
Assim, caro leitor, em seu modo de pensar, o que as pessoas mais gostariam, de servir ou de ser servidas? Isto mesmo. Todas elas querem ser servidas. Mas como? Quem iria servi-las? Portanto não está certo. Contudo ainda insistem e devido a esta preferência egoística, muitas pessoas, no afã de realizar seus desejos, nem reparam que estão prejudicando os outros, como acontece com freqüência nos supermercados onde, encontrando com amigos, ficam conversando em frente às prateleiras, impedindo o seu livre acesso. O mesmo se dá com motoristas que ansiosamente estacionam seus veículos ocupando mais de uma vaga impossibilitando outros de estacionarem, além de mais exemplos. Tudo isso é praticado inconscientemente, motivado apenas pelo desejo de ser servido.
Entretanto, se desejássemos servir, além de ajudar o próximo, não estaríamos aborrecendo nem a ele e nem a nós, e sobrariam muitas vagas nos estacionamentos. Portanto devemos servir, pois somente assim, seremos servidos. Mesmo porque, servir é plenitude, ser servido é carência; servir é poder, ser servido é submissão; servir é riqueza, ser servido é pobreza; servir é força, ser servido é fraqueza; servir é liberdade, ser servido é dependência; servir é a voz ativa do verbo, ser servido é a voz passiva. Ainda mais, àqueles que servem acumulam créditos, aos que são servidos aumentam-lhes os débitos, condição incomoda aos homens de bem. Com este pensamento despertado em nossa consciência, de maneira fácil e prazerosa, procurando servir, estaremos ajudando os outros, não causando transtornos ou aborrecimentos e a vida ficará certamente melhor, porque quem não serve, não serve.